quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LUIZ PEREIRA BUENO PASSOU: R.I.P., "PEROBA"



Informo com pesar, que no dia de hoje às 7h15, faleceu em Atibaia o ex-piloto de Formula 1 Luiz Pereira Bueno, 74.

Luizinho lutava contra um cancer de pulmão há cerca de 1 ano.

O velório será em Atibaia e o corpo, cremado no cemitério da Vila Alpina em São Paulo, ainda hoje, a partir das 16h00.

À familia e amigos, os sentimentos pela perda de tão querida pessoa.

Segue um breve resumo da carreira deste grande piloto brasileiro e também chefe de equipe.

Luiz Pereira Bueno nasceu em São Paulo, em 16 de janeiro de 1937. Cresceu em volta de carros e oficinas mecânicas.

Começou sua carreira em 1958 nas Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos, ao lado de outra lenda do automobilismo, Bird Clemente. Integrou o departamento de competições da Willys-Overland do Brasil desde o seu inicio, sob a tutela de Christian Heins, o "Bino". Dali formaram a maior e melhor equipe de competições que o Brasil já possuiu. Após a morte prematura de Christian nas 24 Horas de Le Mans de 1963, Luiz Antônio Greco assumiu o comando da equipe e formou um verdadeiro time de "Ases" . Além de Luizinho integravam a equipe, Bird Clemente, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr., Emerson Fittipaldi, Chico Lameirão e Carol Figueiredo.


Luizinho iria colecionar uma série imensa de vitórias nas principais provas brasileiras. Venceu Mil Milhas, 24 horas , 500 Quilômetros, 1000 Quilômetros, 12 horas, 3 horas de velocidade. Foi campeão brasileiro cinco vezes, em 1967,1968,1972,1973,1975.

Foi para a Europa e participou da temporada de Fórmula Ford em 1969, tendo como chefe de equipe Stirling Moss. Foi vice-campeão, mesmo tendo começado a correr no meio do campeonato. Participou da primeira temporada de F-Ford no Brasil, o Torneio BUA. Venceu a etapa do Rio de Janeiro. Participou de forma brilhante da temporada de Fórmula 3 no Brasil correndo contra Alan Jones, Toni Trimmer, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr., as feras da categoria na época. Correu duas provas de Fórmula 1 no Brasil. 


A primeira em 1972, quando foi disputada a primeira corrida de F-1 no País. Pilotou um March 711 formando dupla de equipe com Ronnie Peterson. Nos treinos para a corrida Luiz bateu o recorde do anel externo de Interlagos, feito que permanece até hoje. Em 1973 participou correndo com um Surtees em companhia de José Carlos Pace. Foi co-proprietario daquela que foi a grande equipe de competição do Brasil nos anos 70.


Na equipe Hollywood, imortalizou o Porsche 908, o Opala, o Marverick-Berta e o protótipo Berta Hollywood.

É o piloto que uniu a era amadoristica de Chico Landi, ao profissionalismo que tem início em Emerson Fittipaldi.

Enfim, o "Peroba", como ficou conhecido nas pistas devido à sua grande resistência física, parte deixando um fabuloso legado no automobilismo brasileiro.

RONALDO NAZAR



CORRERÁS AINDA MAIS RÁPIDO NAS PISTAS DO CÉU...

2 comentários:

Anônimo disse...

Luiz Pereira se foi, deixou uma história emocionante e exemplar para o Automobilismo Brasileiro.
Uma pena que o Automobilismo Brasileiro não o tenha ajudado a pagar as despesas hospitalares, nos seus últimos dias de vida.

Flávio Trindade.
www.flaviotrindade.com.br

Roberto Costa disse...

Luís Pereira Bueno foi meu primeiro e provavelmente único ídolo no Automobilismo. A primeira vez que vi correr foi aqui em Fortaleza com uma Carretera 1093 e chegou em segundo para um DKW "oficioso" pilotado pelo pernambucano Gegê Bandeira. Dois meses depois em Recife em um Circuíto de Rua na Cidade Universitária venceu com quase uma volta de vantagem os mesmo concorrentes. Meu pai colocou a família dentro de uma Rural e fomos ver esta corrida que ficou gravada para sempre na minha memória.