segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A SIMCA DO PRESIDENTE...

 SIMCA V8 1960 CABRIOLET PRÉSIDENTIEL  


Únicas viaturas francesas com motor V8, as Simca Vedette ex-Ford France tinham aos olhos de Theodore Pigozzi, o patrão da Simca, a vocação de transportar os altos executivos do Governo francês. Mas seu entre-eixos relativamente curto tornava o habitáculo meio restrito, principalmente para o presidente francês da época, Charles de Gaulle. Ele tinha quase dois metros de altura e só cabia bem nos Citroën DS do governo, que tinham mesmo na sua versão normal uma boa distancia entre o banco dianteiro e o traseiro, o que dificultava a construção de berlinas ou limusines com divisão interna ente as classes... Foi necessário esperar a chegada da segunda geração, o Chambord que tivemos no Brasil, em 1957.

Sua grande vantagem se situava na nova plataforma, mais baixa e munida de duas longarinas de reforço que melhoravam a rigidez estrutural e também seu comportamento dinâmico. E assim uma versão de luxo nasce em 1958. Era a Présidence, que também tivemos por aqui. Eram iguais em entre-eixos, mas tinham uma roda chamada de Continental, por causada Lincoln que lançou essa moda em 1941, o estepe fora da mala e pendurado no para-choque traseiro, como se usa em vários carros americanos dos anos 50 e 60 por aqui. As carrocerias eram montadas na Chapron e terminadas na Simca, mas era ainda curta...




O motorista sofria com o banco dianteiro fixo muito perto do volante: só para baixinhos... A partir desses sedãs a Simca faz dois Cabriolet de duas portas, como está no post da Simca um desenho de Dan Palatnik. Vejam o site dele. Eram destinados a governadores de colônias de ultramar.

A Presidência acabou por aceitar a ideia de um Simca, já que não dava para alongar o chassi do DS 19 e então foram feitas duas Presidence de chassi alongado e o mesmo motor de 84 cv. 
A capota e o vidro separador eram elétricos e matavam a bateria no maravilhoso sistema elétrico Ducellier, Le Prince de L´Ombre, versão francesa de Joseph Lucas... a solução foi montar duas baterias... Os dois carros foram feitos no departamento de protótipos da Simca com um alongamento de 18 cm entre os bancos e MUITO reforço de plataforma.

Para dar um pouco mais de charme as calotas eram de Facel Vega. Elas eram parcialmente blindadas e o estepe ficava na mala. As duas foram usadas de 1960 até 1984 por vários presidentes e depois devolvidas à Simca, que as leiloou. Agora uma delas está para ir a leilão pela Artcurial por um minimode 120 mil euros, seguramente a Simca mais cara do mundo...











Um comentário:

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