terça-feira, 21 de dezembro de 2010

OPALA ENVEMO DOS ANOS ...

DO TEMPO EM QUE TUNING ERA DESENVOLVER UM CARRO E SUA MECANICA, NÃO INSTALAR UM SOM DE UM ZILHÃO DE wATTS E DESTRUIR A GEOMETRIA DA SUSPENSÃO. iNSPECIONEM ESSE CATÁLOGO DA ENVEMO, DE SAUDOSA MEMÓRIA NAS RUAS DOS ANOS 70. QUANTA COISA BOA PRA OPALA...ESSAS RODAS DE VSUAL MINILITE, OS ACERTOS DE SUSPENSÃO, OS FREIOS MAIORES. E OS KITS VISUAIS DE EXTEMO BOM GOSTO, COM MAIS LUZ NA ESTRADA. PARA AUMENTAR A IMAGEM USE A RODA DO MOUSE JUNTO COM A TECLA CTRL. ATENTEM PARA A CAIXA ZF DE CINCO MARCHAS EM 1973, AS CABURAÇÕES SOLEX 40. COMO O NATAL ESTÁ PERTO, A FUNCAÇÃO MAHAR ACEITA PRESENTES DESSE TIPO...










6 comentários:

Unknown disse...

Zé, isso é que é "preparar" um Opala. Ô tempo bom, sô. Dá uma saudade danada.

Abração

Welco

Antonio C. Jr. disse...

Opala à MADMAX 1...
Carro com conteúdo...força...
Embora a tecnologia de hoje faça milagres( ainda bem), é inegável que as máquinas daquela época dispunham de um carisma invejável.
Matéria maravilhosa.
valeu, Mahar!

Portuga Tavares disse...

Sou fã dos Opala/E, na minha opinião era uma questão de trazer ainda mais personalidade ao automóvel. Pensar que hoje esse conceito diminuiu em maturidade, virou coisa banal, um kit de adesivos de péssima qualidade e gosto duvidoso são considerados "personalização".
Tenho esses mesmos cartazes do Opala/E, falta-me apenas o que mostra o kit de "lastro"... é... acreditem até isso existia.
O Lebrinha (de Cosmópolis, SP) mantém um Opala/E com o interessante ítem.
Trata-se de um "linguote" de aço que é fixado no monobloco na direção do eixo traseiro, muito bom para manter "a bunda" do carro firme nas curvas.
Ainda quero ter um desses "carros de boy das antigas", na minha opinião, também é uma forma de preservar um automóvel e na minha opinião "possui valor histórico próprio".

Luby disse...

um 4100 com uma tripla realmente era o bicho, o tempo bom...abs
Helio

José Luiz Lamosa disse...

Fala Mahar !
Faz um tempão que eu tento te achar no mundo virtual ! Feliz Natal meu querido irmão, a gente não é patins, mas tem rodas nos pés... e gasolina nas veias ! Meu pai teve um Opalão desses Coupé 1974, depois de um Corcel GT 1973 branco, que era bonitão, mas não andava... foi o primeiro carro vendido pela concessionária Gatão... fui com ele buscar o zero bala na Itaóca... lembro que ainda tinha cheiro forte da pintura nas paredes... e nem tava aberta ao público ainda...
Costumávamos viajar, toda a família, minhas duas irmãs, mãe e ele, e eu, nós cinco, pra todo o canto... fomos a Buenos Aires de Opalão em 1976... altas viagens legais, eu ficava sempre na janela de trás à direita, único no carro que sempre usava cinto de segurança... o engraçado é que no carro seguinte, ele tinha todos esses "kits"... era um Dodge Polara 1977 creme, motor preparado pelo Orestes Berta, rodas Scorro 4 raios, Cinturato CN36, volante e empunhadura do câmbio de madeira, Momo é claro, TKR, abafador de Alfa, som maravilhoso... ele comprou de um piloto, quase novo, que precisava pagar uma daquelas intermediárias de apartamento... foi com esse carro que tirei a minha CNH... era um canhão... mas o Opalão era, e ficou toda a sua vida, completamente careta... ótimas lembranças !
E você ? como tá a vida ?
Já li todo o blog, e tá maneiríssimo ! Me amarro nos teus textos ! Você é um dos últimos remanescentes da crônica dos automóveis que tem a estirpe... o carro pode ser uma merda, mas o texto vai ser sempre nobre !
Zé, tô no UK já faz 4 anos, sou motorista aqui, mas lembro com enorme gratidão os encontros na livraria do Leblon, trocando idéias e "pesquisando" as revistas gringas, e em particular aquele dia que você e o Dieckmann me ajudaram com o rabo de peixe enguiçado...
Manda o teu email, facebook, ou o que seja, Keep in touch !
jluizlamosa@gmail.com
Grande Abraço
Zér Luiz Lamosa

Unknown disse...

Assim não vale...è muito emocionante ver as imagens de um Opala Envemo e recordar os anos 70...Tinha eu 16 anos quando meu Pai chegou com um destes em casa...Meu Pai era mesmo um entusiasta...Gostava de maquinas quentes...Pude aprender dirigir nestes carros de motores musculosos ...Mas o Opala Envemo 4100 com carburador duplo arrepiava...Um show de carro...Tinha a cor azul notte da Alfa Romeu , Um volante é um painel que fazia com que muitos ficassem olhando para dentro dele pelos vidros...E então eu pegava as chaves dele escondido e saia pra dar umas voltas com os amigos do bairro e fazer graça para as cocotinhas da lanchonete Vick em São José dos Campos em 1977 ,com um Opala Envemo 4100 1974...Muita saudade destes tempos...Quem viveu sabe....Aquele que tiver fotos destes carros para trocar...meu email é :complettecar@gmail.com