sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Museu do Caramulo, em Portugal


Encarapitado literalmente na Serra do Caramulo, perto de Coimbra, está o museu igualmente do Caramulo. Ali estão alguns símbolos automotivos da longa noite da ditadura  violenta e vingativa do Salazar. Os vemos juntos na primeira foto, logo abaixo:  um Chrysler Imperial, uma Mercedes Benz Grosser 770K e uma Cadillac Series 75 1947. Todos os três serviram ao ditador, com alguns pormenores impagáveis...As fotos são de Jules Sandman, meu inimitável correspondente.
A Mercedes, pesadamente blindada na Alemanha, foi a metade de um par comprado pela PIDE, a polícia política lusa, depois de um atentado fracassado do Partido Comunista Português ao líder do Governo  em 1935, no mais puto estilo Spy Vs Spy, com direito a bomba com pavio e tudo. Mas Salazar gostava mesmo era de carros americanos, então espalhou que não queria andar na Mercedes porque poderia parecer presente de Hitler que, como os aliados, cortejavam o mandamás luso. Isso vindo de um irmão ideológico do regime Nacional Socialista...um campeão das liberdades individuais que fazia o regime militar tupiniquim parecer um colégio de freiras...

Então a elite lusitana comprou um Chrysler Imperial 1935, um levemente Airflow, que serviu até que Salazar pudesse comprar depois da Guerra o que realmente gostava: Uma limousine Cadillac 1947 Series 75, que o transportou por muitos anos. O potente Chrysler, apesar de sua blindagem dos anos 30 pesar toneladas, foi guardado com as chaves no painel e o tanque abastecido...onde? Na prisão em que estavam os comunistas do atentado.... isso resultou em um portão arrombado, uma cara de Chrysler amassada e até hoje com sinais de lanternagem e o pessoal vermelho na estrada pra nunca mais voltar...depois a gente faz piada com nossos irmãos...nada disso pé piada, tudo verdade.... 

O imortal Chrysler Imperia Aairflow Blindado. O para brisas tem 15 mm


Essa MErcedes 770 K pesa quatro toneladas e tem 150 cv. Alcança 140 por hora. Foram fabricadas 119 unidades. Fui abrir a porta e não consegui da primeira tentativa. Após ser instado a puxar feito homem, pensei que se as doibradiçãs falhassem eu morreria aplastado como um inseto.... só rodou 7.700 km e foi guardada por anos...

Amada Cadillac 47, ainda com o plastico  nos bancos de tecido, a mando do condutor lusitano..

Bugatti 1930

Bugatti 57 SC 1937

Citroën 15 Six de 2.800 cc com dupla carburação para fazer Rally de velocidade

Ferrari 166 Inter

Ferrari 365 Daytona

Ferrari F40

Hispano Suiza H6

Lamborghini Miura SV

Mercedes 380 K


Mercedes CLK GTR

MG TC 1947

Porsche 928 GT 1980

Lancia Montecarlo 037 de motor central e compressor mais Turbo


Lotus Europa

Rolls Royce Phantom II 1936

6 comentários:

ricardo_bia disse...

Visitar Portugual já é uma coisa fantástica... Agora, visitar Portugal e ir a esse museu, é o quê, então ?!?!?! É como ir à França, no vale do Loire e não conhecer o museu da Matra... Um abraço, Mestre... Lindas fotos...

rioclassicos disse...

Caros amigos,
Tive a felicidade de conhecer este museu tendo como anfotrião, o Sr. Dr. João.
O dono do museu.
Foi sem dúvida uma tarde inesquecível.
Abriu todos os carros, entrei em todos eles e ele foi muito simpático.
Visita imperdível.
abraço
Muca

Eugenia Kos disse...

Um espetáculo mesmo... o meu preferido é a Mercedes 770 K, muito linda, chiquézima!

Roberto Costa disse...

Portugal apesar do pouco território e população proporcional guarda muitas raridades em diversos museus. Em Lisboa existe o Museu dos Transportes (será este o nome oficial?) não muito longe da Torre de Belém. Nas competições possuem diversos autódromos e kartódromos aptos a receber competições internacionais que são de fazer inveja ao Brasil com seu território e principalmente sua grande produção de veículos.
parece que nós é que somos a grande Piada!

Dan Palatnik disse...

E eu que pensava que no Caramulo só tinha limusine preta...
Estando em Portugal esta visita é obrigatória. Só o passeio já vale metade da viagem.

Dan Palatnik disse...

@Ricardo:
Epa, eu dei essa mancada... Em compensação encontramos uma coleção de Cadillacs, que tal? Fica perto do Chateau de Planchoury.

Parabéns Mr, Nahar!