terça-feira, 9 de novembro de 2010

Z600, o primeiro Honda de quatrorodas exportado...


Nem sempre os caros da Honda foram esses monumentos tecnológicos que são hoje. No final dosanos60 a empresa tomou a decisão de atravessar a poça e ir à luta no rico mercado americano com um carro que pouco mais era do que um KEI car, o mini carro dedicado ao mercado japonês, a única coisa que se podia comprar em Tóquio sem provar que tem garagem para guardá-lo.


o hatch traseiro era o vidro que abria
Era o legitimo descendente do N360, um carrinho importado em algumas unidades para Manaus, naquele tempo um lugar onde se podia trazer um utilitário sem pagar impostos. O 360, como seu irmão maior de 600 cm³, era um claro primo das motos japonesas dessa época: o motor era um bicilíndrico bem adiantado, capaz de gerar 36 CV a 6.000 RPM. O comando era na cabeça, o cabeçote de fluxo cruzado e havia um carburador a depressão constante da Keihin, um dos mais modernos instrumentos de misturados anos 70.
no desenho aacima dá para ver a rude suspensão traseira
Com seu baixo peso e reduzidas dimensões o Z600 tinha um que de esportivo na versão cupê que era desconhecido nos japas da época, mas o que o deixava na mão era a suspensão, justo como as motos Honda dos anos 70. Na rente já havia um esquema de triangulos superpostos, mas atrás era um tubo que unia dois feixes de mola rudimentares. Estavam longe no futuro as suspensões de dar inveja a uma Ferrari, como os Civic dos anos 90.
a alavancad e cambio sai do painel...nada de novo sob o Sol
Havia a opção de cambio de cinco marchas manual ou de três marchas automático, ainda bem raro nessa época. Foram abriados40 mil desses minis que iam bem no transito das grandes cidades e eram bem ágeis pelo seu diminuto tamanho. Mas no fim de pouco mais de um ano a Honda já tinha percebido que o negocio não era vender os carros nos mesmos revendedores das motos. Criou uma rede para os carros e no meio de 1871 lançou um carro maior e mais potente, o primeiro Civic. Seu motor de 1.300 cm³ e quatro cilindros em linha tinha uma inovadora câmara de combustão que lhe permitia viver durante anos sem usar catalisador. Foi ai que a marca ficou famosa e ganhou mercado com a crise do petróleo de 1973. O resto é história...
O trem de força do Z600

Um comentário:

Ernie`s Place disse...

Sempre fui fã deste modelinho, já havia feito uma postagem (http://historiasautomobilisticas.blogspot.com/2009/05/honda-z600.html)em 2009 sobre ele, pois meu primo ainda possui um em Miami. Ele é bárbaro.