quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Peugeot 3008: pérola importada

Lançado na semana passada na fronteira da Argentina, o 3008 me tomou alguns dias de reflexão para chegar a um juízo fino sobre ele. Diferente de tudo que a Peugeot lançou até hoje por estas plagas perdidas na selva dos carros populares. O 3008 chega a chocar por seu refinamento frances, digno de um GRAND CRU Beaujolais...

Equipado com todos os brinquedos de praxe, elétricos e eletrônicos, não vamos perder tempo com o comum, mas com o diferente. Diferente com oo freio de estacionamento eletrônico, que solta ao engrenar e acelerar, ou segura o carro em rampas por dois segundos ao partir em subidas e fazer o piloto parecer altamente competente...
No interior o topo da porta é baixo para o meu 1,85 metro, obrigando a abaixar o banco ao máximo para entrar, mas isso faz parte da vida de quem é do meu tamanho embora aconteça por causa do para brisa enorme e muito inclinado. Uma vez acomodado no excepcional banco uterino operar o carro é fácil e instintivo. Desde o display digital em uma plaquinha de acrílico especial que sobe do painel e mostra a velocímetro, o controlador e o limitador de velocidade, o poço refrigerado entre os bancos, os múltiplos arranjos de bancos e a porta traseira dividida em duas partes, o belo som, tudo contribui para dar uma sensação de volta ao colo materno, um bem estar, um feeling de “chove lá fora” que poucos carros nessa faixa de preço têm. É um ambiente de qualidade. Pena que o painel ao meio dia reflita fortemente no para brisa ( lembrança dos plásticos do 206 ).


O exterior é uma mistura de camionete, SUV e minivan chamada significativamente de crossover, ou cruzamento entre os três. E isso dá certo. Com 4,30 de comprimento mas 1,86 de largura, o 3008 é não muito longo mas é largo, acomodando bem cinco adultos em longas viagens com toda sua bagagem. Os mesmos terão múltiplas oportunidades de perder coisas dentro do bicho, tantas são as gavetas e armários, tal qual seu primo e concorrente direto, o Citroën C4 Picasso. Ele, no entanto, não tem a discreta pinta de aventureiro do 3008, coisa bem na moda hoje em dia. Graças ao Senhor, bem limitada e de bom gosto, alias como todo o visual do carro inclusive sua boca Ferrari sensual e pronunciada.
O acabamento é do mais alto estilo e feitura, com materiais que apelam ao toque e ao olhar. Um detalhe agradável mas que pode dar calor num país tropical é o imenso teto de vidro com cortina elétrica
Porém a aparência todos podem ver nas revistas eletrônicas ou não e nos concessionários em breve. O que não tem ficado claro é a selvageria e a sensualidade com que o motorzinho dança com a caixa de cambio em um casamento feito no céu. Para resumir o que se fez com o motor basta uma frase bem conhecida dos consultórios sentimentais: o que importa não é o tamanho de seu motor, mas sim o milagre que ele faz.... Turbinado até a alma (1 BAR) o quatro cilindros desenvolvido conjuntamente pela BMW e Peugeot equipa o Mini desde que a BMW se tocou de que a Tritec tinha se tornado uma joint venture com o inimigo de Stuttgart. Como sempre, quando dois brigam um terceiro lucra. No caso a Fiat, que ficou com a fábrica da Tritec em Campo Largo e o projeto sublime do Etorq para seus produtos.


Mas o novo motor nada fica a dever nada ao antigo Tritec: com dois comandos de válvulas no cabeçote, sendo o de admissão de fasatura variável, o novo 1.600 tem muita tecnologia para render seus formidáveis 156 cv e, mais importante, seus 24,5 kgfm a ínfimos 1.400 RPM, quase torque total em marcha lenta. Os truques e avanços técnicos são vários: no lado da admissão há um sistema de recirculação de AR que, ao ser fechada a borboleta levantando o pé do acelerador, permite que o ar pressurizado no turbo recircule de volta à entrada de ar do compressor. Isso praticamente elimina o turbo lag ou hesitação no sistema ao retomar a aceleração. Aliado a isso é usado um coletor de escapamento do tipo dimensionado ou extrator, onde a carga de gás ao sair de um cilindro ajude ao próximo a pressurizar o turbo em uma carga mais uniforme e constante. O resultado é um motor tipo Cocker Spaniel, sempre cheio de energia para brincar...
O casamento perfeito é com a caixa automática convencional, com conversor de torque normal. Mas seis marchas. Isso é um mundo de diferença, pois provê ao trem motriz ampla oportunidade de girar e não perder rotação em trocas de marcha, como em todo combo turbo mais automático. No caso sempre com uma marcha adequada para cada situação e exigência. O que o homem comum sente é que ali mora um motor que tem alegria de viver e está sempre disposto a acelerar como um três litros de boa cepa. É difícil esquecer a boa vontade e rapidez com que o casal 20 baixa TRÊS marchas com um pé no fundo a120 km/h...
O visor de velocidade no nivel de visao do motorista
A dinâmica do carro é praticamente impecável, como sói ser nos carros da marca do Leão de Poissy. Freia, curveia e para como um legitimo carro esporte, muito além do que se espera do que afinal é um carro de família. Madame vai chegar muito mais rápida e segura na escola das crianças, as viagens de fim de semana vão ser mais divertidas. O trem traseiro direcional da marca se az presente com todas s suas qualidades e uma ligeira conseqüência: ajuda a mudar de direção, mas em velocidades muito acima da média, ou seja, a mais de 130 por hora, aparece uma levíssima passarinhada, ou variação de direção quase imperceptível. Lembra os primeiros Citroën C4 com pneus que não eram Michelin, marca adotada nos 3008.
Um enorme teto de vidro para iluminar o interior
Vale lembrar que o freio tem além do ABS o AFU, sistema que aumenta a freiada se perceber uma situação de emergência na qual o motorista não pisou forte o suficiente no pedal. Outra sofisticação é um sistema compensador de inclinação em curvas, onde um terceiro amortecedor suplementar recebe pressão da unidade que está do lado de dentro da curva e a redistribui para a do a do de fora, erguendo o lado que se inclina e mantendo as rodas o mais paralelas possíveis ao chão e aumentando a aderência dos pneus. Mas sem endurecer a suspensão como ária uma barra estabilizadora convencional.


a refinada suspensão traseira
A performance é impressionante: velocidade final limitada a 202 km/h, zero a cem km/h em 9,5 segundos, 9 km/litro andando rápido e 12 km/l de pé leve em cidade/estrada, isso em um veiculo de 1.660 kg. Mas com 0,29 de coeficiente aerodinâmico,marca excepcional para o que é na verdade uma perua alta. e ele ainda por cima tem toda a flexibilidade de uma van,com os muitos rranjos de bancoe espaço para bagagem.
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O interior multi funcional
Em suma, um carro luxuoso, bem acabado, confortável, econômico e veloz. Uma lástima que, como é importado e pague 35% de imposto de importação, seja um prazer para poucos: 200 por ano é o numero contido que a Peugeot anunciacomo meta de importação. Resultado: preço ffinal de R$ 79.900 para o Allure "báasico" e R$86.000 para o Grife que vem com interior de couro e teto transparente.

6 comentários:

Unknown disse...

Texto brilhante, que estilo! Queria escrever assim (confesso que fiquei com inveja). O leão da Silveira Martins ainda urra.

Miragaya disse...

Gostei especialmente das duas últimas frases do lead: "Diferente de tudo que a Peugeot lançou até hoje por estas plagas perdidas na selva dos carros populares. O 3008 chega a chocar por seu refinamento frances, digno de um GRAND CRU Beaujolais...". Sensacional! Parabéns Mahar!!!

XXXXXXXXXXXXXX disse...

Literalmente você conseguiu passar ao leitor o que é o 3008 com nitidez.
Li outros textos sobre esse carro, ñ citarei o nome dos autores, que limitam-se a comentar o design e os acessórios. Mas pouco falam do feeling de conduzir o 3008. Muito embora nós saibamos que o consumidor ordinário está muito mais preocupado com isso, do que propriamente com o handling.
Não estou querendo dizer que você deixou de falar nisso, você foi além. Aquela descrição do freio de estacionamento elétrico, me fez pensar, até qdo os carros precisarão de condutores?
Com relação ao trem motriz do 3008, um motor 1.6 16V turbo com 1bar render 156cv ñ é muito. Mais 24,5kgf de torque à 1400rpm, pqp!!! Esse sistema de reaproveitamento do ar pressurizado com vc tira o pé do acelerador é fantástico. E certamente essa turbina deve ter o mancal roletado. Um banho no Punto T-Jet.
Parabéns pelo ótimo texto, Mahar.

abraços, Robertinho Vilela

Eugenia Kos disse...

Que texto delicioso... Destaco alguns detalhes que encantam meninas e magnetizam esse carrinho mágico:
O freio de estacionamento eletrônico,o sistema compensador de inclinação em curvas e "o resultado é um motor tipo Cocker Spaniel, sempre cheio de energia para brincar..."

Unknown disse...

Direto ao ponto sem firulas, que só enfeitam o pavão e não trazem informações nenhuma!

Unknown disse...

José ótimo texto. Até que enfim encontro uma leitura agradável opinando sobre um veículo. Conteúdo de qualidade é raro. Continue assim, por favor. Um abraço. Flávio Armani.