sábado, 30 de outubro de 2010

O HOMEM DAS CORVETTES

 Tenho amigos mito especiais, entre eles o Nando, que faz o Corvette Brasil (clique aqui), um Blog especializado em português. O blog dele é altamente recomendado, pois tem nível alto de informação a respeito de um dos poucos carros realmente esportivos feitos no USA. O Nando é um doentinho que compro mais uma Corvette e me escreveu contando.
É esse maravilhoso modelo 1971 das fotos. Câmbio manual Rock Crusher de 4 marchas com alavanca Hurst, mais precisa ainda que a original acionando do lado da caixa. Os freios a disco nas quatro rodas são desprovidos de assistência, como deve ser um carro de homem que freia forte sem ABS e quer manter o controle do carro. a direçao é hidráulica, meio macia demais para homem com padrões europeus como eu, mas ainda permite controlar o carro razoavelmente bem, sentindo o que as rodas estão fazendo.
A frente ainda tem o bico original com o bigodinho cromado fino, o mais belo de todos os Corvette C3. Essa frente foi usada até 1972, quando chegou a cara de poliuretano por causa das leias de absorção de impactos até 8 km/h sem danos. Nesse ano  também a potencia anunciada foi diminuída no sistema de medição, que passou de SAE bruto (e como...) para SAE liquido. isso quer dizer que a cavalagem passou a ser medica com o todos os acessórios que roubam potencia instalados, tais como alternadores, bombas e silenciosos, além do filtro de ar. ou seja, uma medição mais verdadeira por representar o que vai estar disponível na vida real e não no dinamómetro otimista da fábrica. Lembram dos VW AP dois litros de 125 CV?
As rodas são do tipo Rally de 15" em aço estampado, calçadas com os BFGoodrich do tipo dos originais, enquanto os escapamentos lá atrás do carro, não tendo o opcional dos laterais. A fechadura na "mala" que não abre (acesso por dentro do carro) comanda o único opcional desse carro imaculado, o alarme original de fábrica.
Reparem que os dois pedaços laterais do teto são removíveis, dando uma sensação de conversível sem as vibrações de um carro sem capota. Embora as gerações depois de Zora Arkus Duntov, o russo ggenial que foi o pai da Corvette, tivessem um bom chassi e suspensão á altura da performance do carro, a carroceria vibrava bem. Era de fibra de vidro em cima de um chassi de aço estampado, bem projetado e reforçado. O calcanhar de Aquiles estava na junção da carroceria com o chassi, fonte inesgotável de chiados vibrações parasitas
O interior do carro é num tom de azul claro muito raro, combinando bem com o exterior Azl Mulsanne. O nome é uma homenagema os esorços da GM com a Corvette ne pista de Le Mans.
Como todo carro de lenhador não tem ar condicionado, puro e duro. Bancos reclináveis  são coisa de gerações posteriores, já era um luxo ter bucket  seats individuais. Mas a posição de dirigir é mito boa, com perfeito acesso a todos os comandos.
O motorzinho delicado é um leve 350" V8 de 5.735 cm³ e quatro bocas. São 270 CV pela medição antiga ou 200 CV pela nova. Esses numeros dão uma ideia das  declaradas perdas de potencia de um carro forte. Esse aqui não é o 350 mais brabo: algumas versões chegavam a 350 CV. Isso sem falar nos pesadões Big Block de 454" com 7.400 cm³, originalmentebolados para caminhões de carga. Afinal com quase 100 quilos de torque...
As outras Corvette do Nando, na ordem uma C6, ma C3 e uma C4. O segredo de ter esses carros é manter o SUV BMW da Madame sempre novo. Como ele vive em Utah, isso não é tão difícil e caro, e  seguro no Inverno. Lá um 4X4 vale o que pesa e custa de Novembro a Março...

5 comentários:

Nik disse...

Lindo. O que mais precisa ser dito?

Carlos Scheidecker disse...

mahar,

Muito legal. A descrição sem freio assistido e ar condicionado é no Stingray 1972 amarelo. Já esse azul tem tudo isso, A/C de fábrica, servo freio etc. O 1971 não tem alarme mas o 1972 tem. Claro, na época A/C custava 15% do carro então ninguem queria porque era caro. Na foto do cofre do carro azul é possível ver o compressor do A/C. Ambos, o 72 e o 71 tem shifter da Hurst que é muito bom, inclusive muito inteligente para a ré coisa que a GM só apreendeu em 1997.

Sidney Cardoso disse...

Mahar
Também sou admirador dos Corvettes e estou sempre dando uma olhada lá no blog do Nando.

Romancini disse...

Bacana,
Pedi ao seu amigo que mande agora fotos e como esta o carro. E se possivel que manda a foto dos 4 carros que tem juntos, deve ficar legal.
E se alguma alteracao foi feita no carro ou é todo original.

Anônimo disse...

Muito bom seu comentário Scheidecker, traz informação com conteúdo de fato sobre os equipamentos de época do Corvette, enquanto o autor do texto demonstra não conhecer o "Vette" tão bem quanto pensa, utilizando estereótipos batidíssimos como "carro de macho não precisa de servofreio" e "carro de lenhador não tem ar condicionado" para tentar disfarçar a ignorância a respeito do assunto... além de chamar o Corvette no feminino, mostrando ignorância também sobre a gramática portuguesa. O texto até tem conteúdo razoável, mas na minha opinião as "cagadas" citadas acima jogam o conteúdo da obra lá pra baixo...